Violência: Mulher é morta a facadas pelo marido em Canavieira
30/03/2018 - 12:34Eliane Rodrigues foi morta pelo companheiro em Canavieira, Piaui.
Â
Maria Isabel Roberta dos Santos,conhecida como Maricô nascida aos 22 de outubro de 1938. filha de Mariano José Roberto e Auta Maria da Conceição, tem uma história dedicada a solidariedade,companheirismo e fé , obras obtidas do desempenho das funções de seu Pai.. Foi batizada em maio de 1999 em Canavieira na igreja de São Raimundo Nonato , ainda existente no centro da cidade pelo padre Manoel de Oliveira, fez eucaristia em 1949 com o padre Anchieta, crismou-se em maio de 1955 com o bispo Dom Francisco Expedito Lopes. Na adolescência teve poucas oportunidades de estudos , não conseguindo se firmar numa carreira estudantil, os estudos eram realizados em casas particulares de famÃlia ,especificamente na casa da senhora Raimunda Mota ,popular Mundoca, Pedro Fonseca e outros. Com a chegada em 21 de setembro de 1937, Uma das grande obras de seu pai foi a construção da igreja de São Raimundo Nonato no centro da cidade logo após 1942, “ Nos anos de 1944 ficou órfã de mãe em 1946 foi levada para Bertolinia lá estudou um ano e meio na Unidade Escolar Bertolino Rocha.
Voltando para esta região, estudou na localidade Riacho dos Mendes com a professora conhecida como Dona Idália entre 1948 a 1949 da ir pra cá continuou estudando aqui em Canavieira até os anos de 1953, não teve formatura naquele tempo era por seção, denominadas de A,B,C e D ficou no D. Casou-se em 25 de maio de 1956, com Manoel Gonçalves dos Santos com quem teve vários filhos.
Desde que nasceu , vendo seu pai organizando os festejos de São Raimundo e ao chegar o ano de 1972, já idoso e cansado chegou e entregou a missão a sua filha Maricô. Chamada por Deus para ser ministra extraordinária da santa comunhão como a mesma a denomina, recebeu a ordem do bispo Dom Fernando pânico, no dia 07 de dezembro de 2002, celebrante era Padre Milton Torres na igreja de Nossa senhora da Conceição .Após o falecimento de seu esposo Dona Maricô passou a dedicar mais intensamente sua vida a Igreja Católica e tem uma participação muito ativa na expansão do catolicismo em Canavieira e a vida social da cidade.
Dona Maricô é gente que acontece e faz acontecer.
Nossa homenagem !!!!!!!!
Por Vanilson Medeiros